sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vinagre de Vinho Tinto e Estragão

Ingredientes:
15 folhas de estragão fresco
10 bagas de zimbro
2 xíc. de vinagre de vinho tinto

Modo de Preparo:
Amasse ligeiramente as folhas e bagas com uma faca (sempre usando o lado rombo). Coloque as folhas e bagas amassadas num frasco limpo de 500ml e adicione o vinagre.
Deixe descansar por três ou quatro dias.

Rendimento: 2 xícaras
Tempo de preparo: 10 minutos mais 3 a 4 dias para aprimoramento do sabor.

Molho de Ervas e Iogurte

Ingredientes:
4 Colheres de sopa de ervas mistas frescas picadas, como cebolinha, endro, coentro, melissa ou salsa
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de suco de limão-siciliano
1 xíc. de iogurte natural
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de páprica


Modo de preparo:
Misture as ervas, o suco de limão e o iogurte natural, tempere em seguida com o sal, a pimenta-do-reino e a páprica.

Sugestão: Sirva com saladas ou como pasta.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cuidado com os produtos de limpeza

Com o avanço da tecnologia muitas coisas boas surgiram. Coisas que ajudam as pessoas a terem uma vida mais fácil, mas nem sempre sinônimo de facilidade é sinônimo de segurança.
Atualmente no mercado existem diversos produtos de limpeza, não é verdade? Alguns exigem um esforço das donas de casa e outros, nem tanto.Basta passar um pano que logo está limpo. Porém devemos nos certificar se esses produtos não estão causando problemas à nossa saúde.
As doenças crônicas respiratórias são comuns hoje em dia, e algumas delas são causadas por químicas muito fortes, presentes em produtos de limpeza. O problema é que, para se obter um resultado de limpeza desejável e sem fazer muito esforço, as donas de casa preferem aderir ao uso de produtos químicos mais  fortes, mas isso é um grande problema. Problemas respiratórios graves podem ser gerados por má utilização desses produtos, e pessoas que já já tiveram ou têm problemas crônicos estão sujeitas à crises respiratórias, como por exemplo, asma e bronquite.
O correto seria certificar-se de que o produto químico não faz mal à saúde, e sempre usá-lo em áreas mais arejadas, ou usar produtos cujo teor de desinfetante ou desengordurante seja menor.

Para evitar possíveis problemas, confira algumas dicas:
  • Evitar usar produtos de limpeza com química muito forte em áreas fechadas da casa. Prefira usá-los em ambientes mais arejados e ventilados.
  • Certifique-se que ninguém presente tenha problemas respiratórios ou alérgicos, para evitar problemas graves.
  • Nunca guarde produtos de limpeza próximo a animais e crianças.
  • Escolha sempre os produtos de limpeza cujo cheiro e química sejam mais fracos do que os de mais.
Cuidado nunca é de mais. Fazer um esforço, muitas vezes, é melhor do que enfrentar um sério problema.

Casacos Inverno 2011

Os casacos deste inverno vieram com tudo, conquistando todas as idades. Também pudera... Os casacos estão de arrasar.
Com novos cortes, eles chegam com um estilo mais moderno, chamando a atenção das adolescentes e jovens. As cores e estampas também deram um up nessa estação. Tudo com muita ousadia, mas sem perder o glamour.
Para as mulheres mais maduras, tem cortes modernos, com toque clássico, em tons pasteis.
Os de lã também são uma ótima escolha, pois além de serem super charmosos, ainda esquentam bastante.
A sobreposição permanece neste novo look, investindo em cintos que marcam a cintura de forma elegante e moderna.
Para não errar no visual, aí vão algumas dicas:
  • Evite colocar cores e estampas de mais. Se optar por um casaco de cor mais chamativa, como os vermelhos, use roupas e acessórios mais neutros.
  • Evite muitas cores juntas em preposições. Lembre-se de sempre respeitar os tons do casaco. E limitando os acessórios.
  • Use acessórios que sigam os tons do visual.
  • Na dúvida de que peças de roupa comprar, invista nos mais neutros, pois são a maior tendência desta estação.

E lembre-se: Siga sempre o seu estilo. O que vale, além de estar na moda, é se sentir bem.

Durma Bem!

Você sabia?
  • Quando dormimos, mudamos de movimento cerca de 20 a 60 vezes por noite.
  • Algumas pessoas sonham em preto e branco (Segundo pesquisas feitas pela UNIFESP)
  • Quando sonhamos, os sentidos continuam em alerta, porém os músculos permanecem paralizados, evitando que façamos qualquer coisa que está sendo "vivida" no sonho, para não nos machucarmos.
  • Dormir bem contribui para a boa aparência. De acordo com o Instituto Karolinska, na Suécia, é durante o sono que o organismo produz hormônios ativadores do processo de renovação celular da pele, unhas e cabelos. Caso contrário, o corpo produz hormônios associados ao estresse que alteram as funções e levam à vasoconstrição, deixando a pessoa pálida e com aparência cansada.
  • De acordo com pesquisas, 32% das pessoas dormem do lado direito, 44% de costas, 18% do lado esquerdo e 6% de barriga.
  • Deficientes visuais de nascença não têm olhos visuais, por isso sonham através de sensações, sons e cheiros.
  • O relógio biológico do corpo humano, que nos indica a hora de dormir e acordar, é controlado pela luz que os nossos olhos enxergam.

Após ler estas curiosidades, o bom mesmo e deitar na cama e tirar uma boa soneca.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dicas de maquiagem Inverno 2011

Esse ano, a maquiagem de Inverno está maravilhosa! A tendência é ousar, sempre no bom sentido. Os tons marcantes de sombra vêm com tudo e deixam um olhar mais destacado em qualquer mulher, valorizando os olhos. Nos lábios, tons de malva, marrom, sem esquecer do vermelho, que é um verdadeiro sucesso entre as fãs do look mais ousado.
Os delineadores viram febre nessa tendência, e as sombras ganham destaque com o lilás, o marrom, o cinza, o roxo, o grafite, o azul cinzento e até mesmo o verde mais fechado. 
O gloss ganha um tom mais natural, já que os olhos são a chave para este look.




Vale ficar antenada para não errar: Tons mais ousados somente no look noite. Para o dia, prefira sombras em tom de marrom mais fechado, e nos lábios, uma cor mais natural. O mesmo para o tom de blush.
Evite aderir a um look se não gostar, pois além de ficar algo artificial, não mostra sua verdadeira personalidade.
Ouse na medida certa. Um look muito pesado pode estragar o visual.
Aposte na textura ultra-fina. Ela garante mais aderência de sombra e blush, além de firmar mais no rosto, com maior durabilidade.

Espero que tenham gostado das dicas. Um abraço!

Caixotes de madeira agora é moda!

Aposto que se você ainda não viu, pelo menos já ouviu falar em reaproveitamento de caixotes de madeira. Virou uma febre entre os designers de ambientes. E para o nosso agrado, custa muito barato e, muitas vezes, não custa nada.
Para alguns, é até um pouco complicado pensar no que fazer com um caixote de feira, mas para outros, é o que faz a imaginação correr solta.
Então, para os novatos, decidimos publicar um passo a passo facinho, facinho, de como fazer um ótimo enfeite para o seu jardim. Vamos à ele:

Material necessário:

Tinta acrílica branca (O suficiente para cobrir todo o caixote, também pode ser tinta de parede)
1 caixote de feira (lixado)
Verniz

Modo de fazer:
Tudo o que você precisará fazer é pintar todo o caixote de branco, inclusive o seu interior.
Quando estiver totalmente seco, envernizar toda a superfície exterior do caixote, lembrando-se de fazer isso ao ar livre.
Quando secar, você pode usar de sua criatividade no jardim, pondo terra dentro dele e cultivando plantas (como na foto ao lado), ou pondo vasos de planta dentro dele. Uma outra ideia é pintar folhinhas ou flores no exterior. Fica super charmoso.

Vamos gargalhar!

Você sabia?
  • A cada vez que soltamos uma gargalhada, o ritmo cardíaco acelera, chegando a 120 pulsações por minuto. Isso faz com que circule mais sangue em nosso organismo, aumentando a oxigenação de todos os tecidos, orgão e células.
  • A risada tem um efeito de limpeza nos pulmões, pois a cada risada, respiramos fundo e eliminamos o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais.
  • Os risos ajudam na digestão. Os músculos que mais trabalhamos durante uma gargalhada são os abdominais, e os movimentos acabam funcionando como uma massagem para o sistema gastrointestinal. O trabalho hepático também é revigorado.
  • O sistema imunológico se fortalece durante uma gargalhada, já que os níveis ds hormônios de estresse baixam, aumentando o número de célular de defesa e as tornando mais ativas.

Então, não se prive de sorrir. Lembre-se: Rir é o melhor remédio.

Conte até 10

É impressionante como nós, seres humanos, nos deparamos com dias que desgastam até os ossos. É um tal de chefe gritando, filhos chorando, arroz queimando no fogo, trânsito engarrafado. Tudo isso acaba nos irritando de uma forma tão grande que começamos a ficar estressados. O problema é que quando nos estressamos, as coisas pioram cada vez mais.
No trabalho, tudo acaba saindo errado, com as crianças, nos irritamos tanto que acabamos soltanto berros e fazemos o maior escândalo. No trânsito perdemos o controle e soltamos meia dúzia de ofensas e na cozinha, a cada desastre parece que o mundo vai acabar.
Quando isso acontecer, mesmo que pareça a coisa mais boba do mundo, conte até dez. Isso lhe dará tempo o suficiente para clarear a mente e respirar fundo. Quando estamos mais tranquilos, as tarefas acabam sendo efetuadas com maior prazer e mais sabedoria.

Para se acalmar, siga algumas dicas:
  • Se estiver no trânsito, experimente ligar o rádio, em volume baixo , ou como preferir, na sua música preferida, e, se possível, comece a cantar. Se concentrar em coisas que você gosta diminuem o estresse.
  • Mantenha uma lista de tarefas para seguir com as crianças, e uma para que elas sigam sozinhas. Isso ajudará a mantê-las mais calmas e ocupadas, e te acalmará também.
  • No trabalho, sempre que puder, dê uma saída rápida. Isso mesmo. Beba água, respire, relaxe. Cinco minutos de pausa podem garantir um resultado excelente.
  • Separe um tempo só para você. Ao fazer isso, certifique-se de que o tempo será só seu e você fará coisas que você gosta.
  • Dê ao menos três gargalhadas por dia. Fazendo isso, você trará sensação de prazer ao cérebro, pois a gargalhada ajuda a diminuir o estresse, pois relaxa os músculos internos.
Lembre-se: A vida é uma só. Viva com sabedoria.

Remédios fora do alcance dos pequenos

É. Não tem jeito. Criança é criança. Sempre com uma curiosidade além da conta, as crianças acabam mexendo em tudo pela casa, mesmo sob ordem de não tocar em nada. É comum dos pequenos. Sempre descobrindo, abrindo, provando... E isso é um problemão!
Muitas pessoas esquecem que crianças são assim, principalmente as menorzinhas, e acabam deixando coisas perigosas ao alcance delas, inclusive remédios.
Tá certo que hoje em dia, caixas de remédios se tornaram uma espécie de enfeite, pois são bonitas, bem trabalhadas. A moda, inclusive, é usar caixas de remédios artesanais, mas isso contribui para a curiosidade das crianças. Quando os pais dizem "Você não pode mexer aqui" é um prato cheio para elas, que se perguntam "Por que não podemos mexer nesta caixinha tão bonita?". É necessário atenção na hora de guardar os medicamentos.

Aí vão algumas dicas:
  • Jamais guarde medicamentos em lugares onde crianças possam alcançar. Opte sempre pelos mais altos, como prateleiras, armários, e etc.
  • Preste atenção para jamais se esquecer de guardar os medicamentos após ingerí-los. Muitos pais acabam esquecendo-se de guardar seus remédios e deixam ao alcance dos pequenos, que acabam querendo provar o sabor.
  • Sempre que possível, explique a criança a razão para não mexer nos remédios. Não proíba somente, pois irá aguçar a curiosidade dela.
  • Por último, tenha cuidado dobrado com remédios de sabor adocicado que as crianças já tenham ingerido, pois elas podem sentir vontade de ingerir de novo, e podem fazer isso às escondidas.

Quando se trata de crianças, todo o cuidado é pouco.

Panela Elétrica - Um bom investimento

Se você não tem muito tempo e, por isso, costuma não cuidar tão bem de sua alimentação, invista em uma panela elétrica. Ela é indispensável noa correria do dia-a-dia, pois enquanto você efetua outras atividades, esta panela "milagrosa" faz a refeição para você. Fora que é linda e fica super estilosa na cozinha.
Além de economizar tempo de donas de casa e de pessoas que, por trabalharem muito, acabam não tendo tempo de cozinhar, esta panela também é útil para aqueles que usam fogão a gás, uma vez ou outra, o gás acaba e a cozinha se transforma num verdadeiro caos.
Os pratos mais indicados para se preparar na panela elétrica são os que contém bastante líquido, como sopas, ensopados, cozidos, e por que não legumes ao vapor?
Outra utilidade da panela é que também pode ser usada para amaciar cortes de carne ou aves, se usada em temperaturas mais baixas, entre 70°C e 140°C.

Com todas essas qualidades, fica difícil de se arranjar uma desculpa para não comer bem.

Estragão

O estragão-francês (A. dracunculus) é uma forma selecionada de sabor excepicional. Raramente dá sementes, em especial em clima frio, mas produz minúsculas inflorescências esverdeadas e esféricas. Suas folhas esguias e lineares são aromáticas, com fragrância e sabor complexos que misturam anis, manjericão e nuances resinosas.
O estragão-russo (A. dracunculoides) floresce regularmente e produz sementes viáveis. O sabor melhora quanto mais é cultivado, mas quando plantado de sementes, tem aroma balsâmico terroso.
O estragão-de-inverno ou estragão-mexicano (Tagetes lucida) é bem próximo so estragão-francês. Planta perene semirrobusta, com folhas aromáticas verde-escuras, lineares e finamente dentadas, produz no outono um espetáculo luxuriante de pequenas flores douradas, em cachos de até 75 cm.

Plantio
O estragão-de-inverno viceja em clima quente e úmido. O estragão-francês tem resistência ao frio e à seca e pode crescer tmabém no auge do verão. Porém, é suscetível à umidade elevada e vulnerável a doenças causadas por fungos. O recomendado é evitar regá-lo de cima.

Propagação
Propague o estragão-francês por estaquia de ponteiro na primavera e no início do outono, ou por divisão da raiz.

Manutenção
Desbaste regularmente, com a colheita, as plantas do estragão-francês. É importante remover os ramos mortos.

Pragas e doenças
O estragão é suscetível a nematódeos e a doenças fúngicas das folhas, como a ferrugem.

Colheita e armazenamento
Colha as folhas até meados do outono.

Fitoterapia
Estragão francês, estragão russo. Parte usada: folhas. Atualmente, o estragão é mais usado na culinária do que para fins terapêuticos. Ele contém um óleo essencial com fama de ter propriedades semelhantes às do anis, que é muito usado para tratar sintomas digestivos. O estragão-russo tem sido utilizado para estimular o apetite.
Em alguns países, o estragão é tradicionalmente usado para tratar sintomas de diabetes, pois alguns estudos científicos recentes parecem confirmar esse uso. Os estudos com realizados com cobaias animais, que eram diabéticos, verificaraam que o extrato alcoólico do estragão-francês baixa o nível de insulina e de açúcar no sangue.
Para uso medicinal do estragão, é importante consultar seu médico.


Importante: Não use em quantidade maior do que usaria caso esteja grávida ou amamentando.

Fonte de pesquisa: O livro Completo das Ervas, Seleções, Reader's Digest

Frango ao Estragão

Ingredientes:
60g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 peitos de frango de 250g cada um, sem pele
2 cebolinhas, picadas bem fino
1 dente de alho, picado bem fino
1/4 de xíc. de vinho branco seco
1/2 xíc. de creme de leite fresco
1 colher de sopa de estragão fresco, picado grosseiramente.

Modo de Preparo:
Derreta a manteiga e o azeite numa frigideira grande em fogo médio. Grelhe o frango, virando de vez em quando, até ficar cozido e dourado ao todo.
Acrescente a cebolinha e o alho, refogando até o alho amaciar. Adicione o vinho, o creme de leite e o estragão, cozinhando por mais dois minutos, sempre mexendo bem.

Sugestão: Após o frango estar pronto, sirva-o com legumes cozidos no vapor.
Tempo de preparo: 10 minutos
Cozimento: 15 minutos
Rendimento: 4 porções


Na versão original, vinda da França, usa-se um frango inteiro, onde pôe-se manteiga de estragão sob a pele.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Azeite de manjericão

3 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco
1 xíc. de água fervente
2 xíc. de azeite de oliva

Modo de preparo:
Coloque as folhas de manjericão numa tigela e cubra com a água fervente. Aguarde dois minutos. Escorra e seuqe as folhas. bata no processador com o azeite até obter uma mistura homogênea. Acrescente o azeite restante.
Deixe descansar por dois ou três dias. Coe num pedaço de musselina (ou algum tecido fino, bem limpo) e passe para um frasco de 500 ml. Guarde em um local fresco e escuro. Use com tomates e folhas verdes.
Rende 2 xícaras.

Tempo de Preparo: 15 minutos mais 2 ou 3 dias para acentuar o sabor.

O bom desta receita é que dá um novo sabor à saladas, como por exemplo as de folhas frescas. As entradas ganham um sabor novo e especial.

Outono/Inverno até para as unhas

Para quem pensa que somente as roupas mudam conforme as estações, alterando cores, tecidos e cortes, trouxemos uma matéria especial: Outono/Inverno para esmaltes. Aqui, mostraremos como as estações alteram tudo, até a cor da unha.

As meninas apostam nos mais ousados, como os metálicos, onde os tons mais usados são os verdes acinzentados, prata, violeta, cromo dourado, cromo bronze e afins.
As mais adultas apostam nos escuros, que vão do vinho ao azul-marinho.
As mulheres mais simples, cujo visual é mais clean, podem adotar cores como cinza, grafite e tons de bege mais fechados.



O importante é que todas fiquem antenadas neste estilo, pois o que vale é ficar por dentro da moda.

Vale sempre lembrar que:
Quem tem as unhas mais curtas, deve apostar nas cores mais claras e evitar cores muito chamativas.
Se quiser apostar em unhas quadradas, lembre-se de ter cuidado máximo, já que a tendência deste formato de uma é quebrar com mais facilidade.
É sempre bom respeitar o formato da sua unha, pois assim fica bem mais fácil de mantê-la inteira, sem se quebrar.

Alho



O alho divide-se em dois grupos: O "pescoço mole" (A. sativum var. sativum), que engloba todas as variedades comuns, e o "pescoço duro" (A. sativum var. ophioscorodon), que contém o alho-rocambole, que produz caules altos, sinuosos, e uma cabeça de bulbilhos (bulbos secundários que podem gerar novas plantas) misturados a plantas em miniatura. Sob a terra, gera um bulbo com 4 a 14 dentes.
O alho-bravo (A. triquetrum) tem folhagem e bulbos pequenos com sabor de alho e flores alvas estreladas em umbelas.
O alho-dos-ursos (A. ursinum) é uma espécie que cheira a alho, e se aproveitam as folhas e os bulbilhos.
O alho-de-espanha ou alho-mourisco (A. scorodoprasum) forma um grande bulbo basal que contém dentes enormes.
O alho-poró (A. porrum) é originário do Mediterrâneo.
O alho-poró-bravo (A. ampeloprasum) é perene e desenvolve um grande bulbo basal, que se divide em vários dentes.

Plantio
As principais espécies exigem solo bem arado e sem ervas daninhas, boa drenagem e muito sol.

Propagação
Plante o alho-poró, resistente ao frio e afins, pelas sementes. Propague o alho plantando os dentes na vertical, com a ponta aguçada coberta por uns 2,5 cm de terra.

Manutenção
Retire sempre as ervas daninhas, em especial no início do crescimento. Não regue de mais.

Pragas e Doenças
Os principais problemas são míldio e pulgão-preto. O alho é suscetível ao ataque de nematódeos (anguílula). Como é uma planta acumuladora, não use produtos químicos. Para limpar o solo de nematódeos, plante antes uma safra de cravo-de-defunto (Tagetes patula)

Colheita e armazenamento
Se está plantando as espécies pela folhagem aromática, use-as frescas. Colha as cebolas comuns a qualquer momento. Quando pararem de crescer, as ramas da cebola e do alho caem e murcham. Escolha um dia de sol para desenterrar os bulbos e deixe-os secar por alguns dias. Guarde em lugar seco e bem ventilado para evitar a podridão fúngica.

Fitoterapia
Allium sativum. Parte usada: bulbos. O consumo regular de alho, que é um potente antibiótico natural, ajuda a prevenir e tratar infecções pulmonares e combate a tosse e o resfriado. O efeito antimicrobiano do alho se estende ao intestino e ele é útil no tratamento de infecções gastrointestinais. Além disso, já se que a inclusão do alho na dieta tem efeito preventivo contra o câncer colorretal e do estômago.
O alho produz efeitos benéficos no sistema cardiovascular, muitos dos quais confirmados em estudos clínicos. Já se demonstrou que a suplementação com alho reduz o nível de colesterol, previne o enrijecimento das artérias e evita a formação de coágulos. Também ajuda a reduzir a pressão arterial, além de melhorar a circulação geral.


Texto retirado de: O Livro Completo das Ervas (Seleções - Reader's Digest)

Como Esponjas

Nós, seres humanos, somos como esponjas. Costumamos absorver coisas, como se a vida fosse uma poça de água e a absorvêssemos cada vez mais. Tudo que existe e nos cerca, sem querer, acaba sendo absorvido por nós. Por isso, é importante ficarmos atentos ao mundo que nos cerca, para que o nosso tempo seja gasto com coisas que realmente interessam e fazem bem.
Por esse motivo, resolvemos criar este site. Para mostrar a você como pequenas coisas podem mudar a nossa vida para melhor. Cada pedacinho da vida é importante, então viva cada um deles com intensidade.
Seja bem vindo!

Seguidores